16/11/2009

O QUE É UFOLOGIA?


Ufologia ou Ovniologia é todo estudo que avalia aparições, relatos, evidências física e qualquer fenômeno a mais que esteja relacionado com os Óvnis, ou Objetos Voadores Não Identificados.

Não existe uma ciência oficial direcionada a este tipo de pesquisa, sendo assim, vários ramos científicos se juntam de forma multidisciplinar para tentar entender os acontecimentos.

Milhares de pessoas já relataram a visão de objetos ou luzes estranhas nos céus, com movimentos diferentes de qualquer nave conhecida pelos civis. Imagens já foram captadas por todo o Mundo, fotografias e filmagens, claro que algumas não passaram de fraudes e montagens, mas muitas destas ganharam um local especial nos estudos por ser um total mistério, sendo realmente originais sem nenhuma manipulação.

A interpretação destes fenômenos foi estabelecida por alguns ufólogos (pesquisadores do ramo), existindo análises extremamente céticas julgando qualquer possível fraude, até uma avaliação mais mística.

Existem algumas hipóteses que envolvem os Óvnis, entre elas estaria à possibilidade de vida Extraterrestre, sendo realmente transportes de Seres Espaciais, ou então que estas naves seriam aeronaves em experiência de tecnologias secretas de origem terrestre (governamentais).

Ainda existe a hipótese Interdimensional, onde algumas destas naves poderiam vir de uma dimensão paralela, sendo humanos vindos do futuro.

Já dentro da análise de enganos nos avistamentos temos a percepção errônea de fenômenos naturais como relâmpagos globulares ou simples ilusões óticas. Sendo também observada por um ângulo Psicossocial, onde essas aparições seriam ligadas a experiências ocultas e sobrenaturais, como o avistamento da Virgem Maria, que podem ser influenciados pelo ambiente ou crenças.

Todas estas formas de analisar as ocorrências relacionadas aos Ovnis começaram de forma mais intensa durante a Segunda Guerra. Por volta do ano de 1944, ainda durante a segunda guerra mundial o Estado Maior da Força Aérea Alemã aciona a Operação Uranus, devido a inúmeros relatos de pilotos sobre imagens de naves estranhas no céu, que ficaram conhecidos como Foo Fighters (esferas de fogo). Sempre pensando que poderiam ser alguma arma secreta dos inimigos, quando a guerra terminou, pode se verificar que não havia nenhuma tecnologia semelhante no poderio de qualquer exercito da época.


Foo Fighter - bolas de luz proximas ao avião.

A ufologia dita como moderna iniciou no dia 24 de junho de 1947, quando o piloto particular Kenneth Arnold, viu em Washington, EUA, um objeto que tinham movimentos semelhantes a um disco atirado sobre a água. Com essa descrição se deu a origem do popularmente conhecido Disco Voador.

Ilustração do avistamento dos ovnis por K. Arnold

A visão foi entre as cidades de Chebalis e Yakima. Com 43 anos de idade, o especialista em vôos sobre montanhas, passava sobre a região de cadeias montanhosas, cujo maior pico é o monte Rainier com mais de 4.300 metros de altitude. A velocidade dos objetos segundo K. Arnold era superior ao do som, sendo impossível para os aviões da época.

De acordo com o depoimento de K. Arnold, ele diz:

“Era um belo dia e não havia nenhuma nuvem sequer no céu. Aproximei-me do Monte Rainier voando a 11.000 pés cerca de 3.350 metros, enquanto efetuava um giro de 180 graus e voava diretamente em direção ao Monte Rainier. De repente notei que uma tremenda luz apareceu no céu. Ela iluminou o meu avião por completo, inclusive a cabine, e me assustei. (...) Aquela luz brilhantíssima, quase tão potente quanto a luminosidade do sol, provinha de um grupo de objetos que estavam longe, na direção norte do Monte Rainier, (...).Vi uma fileira de Estranhas aeronaves (...) formação de vôo era em diagonal (...) as naves balançavam ostensivamente em seu vôo.(...) Calculei que seus surpreendente diâmetros eram de uns 30 metros e, logicamente, muito me surpreendeu que não tivessem cauda...”

Kenneth Arnold - Monte Rainier

Alguns dias depois, em julho do mesmo ano, surgiram noticias sobre a queda de um destes Discos Voadores, dando origem ao Caso Roswell.

Relatos de avistamentos ocorrerem há muito tempo, tendo evidências em culturas como os sumérios, egípcios e em muitos folclores ao redor do mundo.

No ano de 1978, uma pesquisa feita pela Gallup¹, mostrou que 60% dos americanos acreditam em Óvnis. Esta pesquisa ainda apontou que quanto maior o nível de instrução, mais se acredita que os Objetos voadores não identificados são reais.

Com o passar do tempo muito material tem se juntado sobre o assunto, as que fazem mais sucesso como comprovações são os vídeos da NASA, ou relatos de astronautas que constataram a visita e presença maciça dos Óvnis. Abaixo segue um desses vídeos, relatado por uma de suas testemunhas oculares, que observaram naves que materializaram e desmaterializam em frente à estação espacial, sendo captado também por câmeras ultravioletas.

video

Gallup¹: http://www.gallup.com/